in

6 dicas para aliviar a cólica menstrual

Além da insuportável TPM (tensão pré-menstrual), as mulheres precisam lidar com a terrível cólica menstrual. Assim, é comum que a cólica afete a maioria das mulheres.

Publicidade

Durante o período menstrual, podem aparecer dores pélvicas, na parte inferior da barriga, abaixo do umbigo. É normal que as mulheres sintam cólica, e isso afeta em mais de 50% delas, mas se a dor for de intensidade forte por muitos dias, é preciso buscar por um médico.

Além da cólica, é preciso lembrar que podem ser desencadeados outros fatores, como dor de cabeça, diarreia e vômito.

Como é causada a cólica?

A cólica menstrual é causada pela produção de prostaglandina, que é o hormônio responsável pela contração do útero. A dor pode variar de mulher para mulher, já que essa contração tem intensidades diferentes em cada organismo.

1- Descanse: relaxar alivia a cólica

Descansar é essencial para o alívio de quem está sofrendo de cólicas menstruais, mantendo o corpo em relaxamento, livre de tensões. Isso porque nesse período a mulher se sente cansada e sem disposição.

Publicidade

Ao se deitar, procure ficar de bruços, para que aja uma pressão na área onde está localizada a dor, ou deite normalmente apoiando travesseiros, com leve pressão.

2- Realize alguma atividade física

Mesmo que nessa fase a mulher se sinta sem disposição, é importante realizar alguma atividade física, como uma caminhada, por exemplo. Além disso, outra opção é andar de bicicleta, ou qualquer outra atividade que te faça se sentir bem.

Ao realizar exercícios, nosso corpo libera endorfina, que é responsável por alívio de dores. Assim, ao realizar exercícios, a cólica será aliviada e a mulher se sentirá melhor durante esse período.

4- Consuma alimentos adequados

A alimentação tem influência direta com o que sentimos, inclusive na intensidade da cólica. Por isso, existem alguns alimentos indicados para serem consumidos nesse período.

-Soja, banana, beterraba, salmão, atum, castanha-do-pará, entre outros.

Publicidade

Esses alimentos possuem substâncias consideradas relaxantes musculares naturais. Assim, ajudando no alívio das cólicas menstruais.

5- Fuja de situações estressantes: fator que agrava a cólica

O estresse é um veneno para nosso organismo e para nossa saúde mental. Quando somos colocados em situações que geram estresse, nosso corpo recebe diversas consequências negativas.

Assim, durante essa fase é importante a buscam apenas por descanso e tranquilidade. Estar em conflitos e situações de estresse só favorecem com a piora dos sintomas, aumentando a intensidade da cólica.

Além disso, o estresse pode gerar dores de cabeça, preocupação, perda da qualidade do sono e ansiedade.

6- Esqueça alimentos gordurosos

Apesar de aumentar a vontade de comer besteiras, consumir alimentos ricos em gorduras só pode intensificar o problema.

Isso porque o consumo desse tipo de alimento aumenta a produção de hormônios que contraem o útero. A contração do útero pode demandar a intensidade da cólica sentida pela mulher.

Portanto, consuma alimentos livres de gorduras. Assim, priorizando os alimentos que listamos anteriormente, para que tenha maior controle sobre a cólica e sua intensidade.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Imagem de formigas carregando folhas.

Saiba como combater as formigas em sua casa

Imagem pessoa viajando sozinha.

7 dicas para sua viagem ser inesquecível