in

Como se destacar em uma entrevista de emprego

O mercado de trabalho tem se tornado mais competitivo e mais exigente a cada dia. Isso porque, contratantes buscam por perfis de funcionários que contribuam para o bom desempenho da empresa, através da entrevista.

Publicidade

Além disso, a falta de emprego afeta todo o país. Isso faz com que as oportunidades de emprego se tornem ainda mais concorridas. Mas, mesmo que a concorrência esteja grande, é possível conseguir a vaga que busca.

Assim, é preciso ter um diferencial e de se destacar no meio dos candidatos. Afinal, é o diferencial que chama a atenção dos contratantes. É preciso além de tudo ter uma boa postura, saber se comunicar e ser confiante.

Para que você surpreenda na entrevista e conquiste a vaga que sempre sonhou, trouxemos algumas dicas. Confira!

Não se atrase para a entrevista

A primeira impressão é a que fica, portanto é recomendado que além de não atrasar, chegue alguns minutos mais cedo. Isso mostra que você leva a sério a oportunidade nessa empresa.

Publicidade

Além disso, os contratantes buscam por pessoas responsáveis e dedicadas, o que inclui cumprir horários. Assim, chegar atrasado ou em cima da hora combinada pode prejudicar a sua entrevista.

Se vista adequadamente

A roupa usada para ir  até uma entrevista de emprego pode dizer muito sobre as chances de conseguir a vaga. Assim, é recomendado que se vista de maneira formal, sem decotes ou roupas curtas.

Mas, se engana que apenas as mulheres devem se vestir de maneira adequada para ir até uma entrevista de emprego. Assim, aos homens recomenda-se que não utilize bermudas e regatas.

Exponha seus pontos fortes e fracos

É comum que em entrevistas os contratantes queiram saber as qualidades do candidato. Mas, além disso, eles buscam perceber seus pontos fracos e como isso poderia prejudicar sua empresa.

Assim, é aconselhado que use de toda a sinceridade e saiba expor seus pontos fortes e fracos. Afinal, é uma maneira do contratante te conhecer melhor sem ter possíveis surpresas futuras.

Publicidade

Estude sobre a empresa antes da entrevista

Mais do que qualquer coisa, o contratante busca por alguém que possa contribuir com o bom desempenho da empresa. Assim, é preciso conhecer a empresa, suas ideologias e as expectativas de crescimento.

Além disso, saiba o que a empresa espera do candidato e analise se seu perfil condiz com que o é buscado. Assim, mostrará interesse sobre a empresa que busca a vaga. Sendo uma característica importante para quem busca por alguém que irá representar sua marca/empresa.

Estude as perguntas mais comuns em uma entrevista

Por mais que não seja possível saber exatamente o que será perguntando na entrevista, é possível prever algumas perguntas. Assim, é importante estuda-las, para que durante a entrevista não seja surpreendido.

Além disso, estudar as perguntas e melhores maneiras de responder pode trazer mais confiança. Afinal, falar e se comportar com confiança passa um sentimento de confiança para quem está ouvindo e avaliando.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Imagem de auxílio emergencial por causa do coronavírus.

Coronavoucher: 3 meses de auxílio aos autônomos

Imagem mulher trabalhando com o notebook.

5 dicas para ser produtivo em sua rotina