in

Dicas para economizar em atividades cotidianas

Quando o assunto é economizar água, todos devem estar atentos. Isso porque, além da economia de dinheiro, precisamos pensar na economia de modo de uso desse bem precioso. Assim, além de economizar estará colaborando com o meio ambiente.

Publicidade

A quantidade de água doce disponível para nosso uso e consumo é praticamente insignificante perto da quantidade de água salgada. Mas, a tecnologia que possuímos para tratamento dessa água não consegue atender a todos.

Portanto, é preciso administrar da melhor maneira o uso do bem. Assim, com algumas atitudes conscientes, é possível economizar água e consequentemente ter a conta de água mais baixa.

1- Feche a torneira enquanto lava as mãos

Apesar de ser uma atitude rápida, fechar a torneira enquanto ensaboa as mãos, garante economizar e muita água não será desperdiçada.

Assim, molhe as mãos para criar a espuma, e enquanto esfrega e lava as mãos, mantenha a torneira fechada. Assim, evita o desperdício de água limpa.

Publicidade

2- Administre o banho: onde acontece maior desperdício de água

O banho deve ser administrado em diversos fatores, sendo possível economizar mais água do que se pensa. Para a surpresa de muitos, economizar água no banho não é possível apenas reduzindo seu tempo.

Durante o banho, é possível manter o chuveiro fechado, evitando que litros de água seja desperdiçado. Por exemplo, é possível fechar o chuveiro enquanto se ensaboa o corpo ou lava os cabelos.

3- Opte por varrer as calçadas: economizar  água e dinheiro

Lavar as calçadas é um costume muito comum, que pode causar grande desperdício. Assim, ao invés de lavar as calçadas, opte por varre-las.

Em casos que necessitem a lavagem das calçadas, uma dica é utilizar a água da máquina de lavar. Isso porque, essa água não teria utilidade. Portanto, a dica é armazenar a água que não teria utilidade, para lavar as calçadas.

4- Não jogue óleo na pia: contaminação de água limpa

Jogar óleo na pia é uma prática que parece ser inofensiva, porém, pode criar grandes danos ao meio ambiente. Um litro de óleo, é capaz de contaminar aproximadamente 400 mil litros de água.

Publicidade

Para evitar essa contaminação excessiva, realize o descarte do óleo de maneira adequada. Evitando assim, o desperdício de água potável.

Dicas práticas para economizar água

  • Use a máquina de lavar roupas apenas quando tiver roupas suficiente para carga máxima;
  • Recolha a água da chuva para molhar plantas;
  • Utilize método de irrigação por gotejamento para molhar hortas;
  • Ao escovar os dentes, utilize um copo;
  • Repare condições de vazamento dentro de casa;
  • Enxague utensílios de cozinha em maiores quantidades;
  • Reutilize água do cozimento de alimentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Imagem de coisas para limpeza.

Limpeza – Dicas Para Manter Sua Casa Em Ordem!

Imagem notebook e papéis

5 maneiras de recuperar o controle financeiro