in

6 técnicas para se aprovado no vestibular dos sonhos

Muitas jovens saem do ensino médio com uma meta pré-estabelecida na cabeça. Assim, é comum que sonhem com determinado curso em determinada faculdade. Mas, para que a provação no vestibular chegue é preciso estudar e fazer isso de maneira adequada.

Publicidade

Porém, é preciso lembrar sobre a limitação de vagas e a concorrência que isso pode ocasionar aos concorrentes. Por isso, é preciso estuda muito e estar plenamente preparado para arrasar no vestibular e conquistar a vaga.

Ser aprovado no vestibular é uma tarefa, que pode tomar de sua vida um pouco tempo. Afinal, é preciso de dedicar muito para chegar onde sonha chegar.

Para você que está entrando nessa caminhada agora, trouxemos algumas dicas que irão facilitar sua rotina de estudos. Além disso, fazer com que ela se torne ainda mais produtiva.

1- Desenvolva uma planilha de estudos de acordo com o vestibular que quer fazer

Para que seus estudos tragam maiores resultados, é preciso criar uma rotina de estudos e cumpri-las. Uma excelente opção é planejar uma rotina de estudos com os dias, matérias e tempo de dedicação diários.

Publicidade

Assim, se dedique a uma matéria por dia e se empenha a aprender o máximo que puder sobre o assunto tratado. Se tiver algum dia livre, escolha estudar a matéria que sente maior dificuldade.

2- Faça resumos: atenção no tipo de vestibular que irá focar

Fazer resumos é uma das técnicas mais utilizadas por cursinhos e escolas dedicadas a estudos de vestibulares. Além disso, aconselhamos que abuse das cores de marca texto e anotações coloridas e cheias de setas.

Fazer resumos é uma maneira de estudar o assunto, compactando-o em um menor espaço. Assim, o resumo garante que o estudo durante uma revisão seja ainda mais produtivo, com informações chaves para o assunto.

3- Não esqueça as listas de exercícios

Muitas pessoas estudam em cursinhos ou em colégios, e com certeza eles disponibilizam listas de exercícios. Essas listas possuem um elevado fator de importância.

Assim, não deixe de realizar as listas de exercícios e provas anteriores da faculdade/ universidade que deseja cursar.

Publicidade

Mesmo que você estude em sua casa por conta própria, é possível ter resultados de qualidade. Afinal, na internet são disponibilizadas listas de exercícios com resolução.

Ter a resolução do exercício é uma ótima ajuda para quem está estudando. Assim, é possível saber onde está errando e entender melhor o que o exercício está pedindo.

4- Mapeie suas dificuldades

Todos possuem dificuldades, mas é possível vencê-las e mesmo assim conseguir a tão sonhada vaga para o ensino superior.

É possível fazer com que as dificuldades não impeçam de alcançar um sonho. Mas, para isso, é preciso identificá-las. Sabendo suas dificuldades, fica mais fácil escolher as medidas para acabar com elas.

No caso dos estudos, você precisa identificar quais assuntos você tem mais dificuldade para entender. Assim, para esses assuntos é preciso que tenha maior tempo de sua dedicação.

Ao realizar seu planejamento de estudos, separe mais tempo para as matérias e assuntos que você demora mais para compreender. Procure partes de provas sobre o assunto e tente resolver os exercícios. Mesmo que não acerte, procure pela resposta certa e aprenda com seu erro.

5- Não desista da aprovação no vestibular!

Essa é a dica mais importante que você irá receber. Parece clichê e tradicional, mas não desistir é a chave do sucesso. Assim, não é aconselhado que se baseie no tempo que outras pessoas levaram para alcançar determinado feito.

O importante é sempre dar o seu melhor, de acordo com as circunstâncias que você possui. Assim, se você fizer uma promessa consigo, procurando cumprir sempre, se dedicando, seu sucesso chegará.

Portanto, se você está focado no lugar que quer chegar, não precisa ficar nervoso ou se sentir para baixo. Basta ter paciência, não perder o foco e o mais importante: não desistir.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Imagem pessoa viajando sozinha.

7 dicas para sua viagem ser inesquecível

Imagem pessoa negando cigarros.

Fumar – 5 maneiras de largar o vício